SEARCH SITE BY TYPING (ESC TO CLOSE)

Skip to Content

Questões Frequentes

Que exame deve o meu animal realizar?

A melhor forma de saber qual exame o seu animal realizar é conversando com o seu médico veterinário. Este pode entrar em contacto connosco para a marcação do exame ou posteriormente aconselhar qual exame deve o mesmo realizar e para entrar em contacto com um dos nossos centros.

Que preparação precisa o meu animal?

Antes da realização do exame o seu amigo de quatro patas deve fazer um jejum de no mínimo 8 horas e não fazer ingestão de água no mínimo 4 horas antes da hora prevista do exame, isto pois os animais precisam de estar anestesiados para a realização do exame.

Os animais devem ter um painel anestésico básico antes do exame. Devido aos animais serem anestesiados, é necessário realizar estas análises de forma a saber se a função renal e hepática se encontram com capacidade de metabolizar os fármacos utilizados na anestesia.

Tem mesmo de ser anestesiado?

Sim. A anestesia é bastante importante, esta permite com que o animal esteja calmo e não esteja em movimento durante a realização do exame, sendo que é importante esta “estática” do animal, pois o movimento afecta negativamente a qualidade da imagem, podendo ser impeditivo de obter um diagnóstico.

A anestesia tem perigos?

Todas as anestesias têm perigos, sendo a principal uma reacção anafiláctica a um fármaco, sendo imprevisível se o seu animal vai reagir a um fármaco. Se souber já de alguma reacção, o aviso prévio ao médico veterinário é importante. Embora exista este e mais outros perigos associados à anestesia, na grande maioria as anestesias apresentam um baixo risco de mortalidade.

A Radiação?

Antes de falarmos da radiação há que perceber que há vários tipos de radiações, radiações que são potencialmente nefastas e outras que não. No caso dos nossos centros o TAC apresenta um tipo de radiação (radiação X) que é potencialmente nefasto, isto não quer dizer que os animais que sejam submetidos a um TAC vão apresentar problemas associados à sua realização, sendo que comparativamente a antigamente, os TAC de hoje em dia usam um dose de radiação inferior às que eram utilizadas, embora ainda seja superior à radiografia convencional.

Por outro lado a ressonância usa um tipo de radiação que não é nefasta, pelo menos até ao dia de hoje não há estudos que o demonstrem.

Os animais que são submetidos a qualquer um dos exames apresentam um baixo risco de desenvolver patologias associadas à realização de exames

Contraste, sim ou não?

O Contraste pode ter de ser utilizado em certos estudos. Estudos vasculares e urinários, por exemplo, há uma necessidade de usar o contraste para obter um correcto diagnóstico.

O meu animal pode reagir ao contraste?

Sim. Há uma possibilidade de o animal fazer uma reacção alérgica ao contraste, embora sejam situações raras.

O meu animal vai fazer um exame precisa de ficar internado?

Não. Para a realização do exame o animal não precisa de ficar internado, apenas tem de ficar nas nossas instalações até recuperar dos efeitos da anestesia.

Como faço um agendamento de um exame?

Os agendamentos de exames podem ser por via telefónica ou por e-mail pelo nosso sistema de requisições, sendo os exames marcados para a próxima marcação mais conveniente ao tutor ou a próxima marcação possível. O seu médico veterinário também pode entrar em contacto com um dos nossos centros de imagens para agendar o exame. Em casos de urgência a marcação pode ser feita em horas extraordinárias com um custo associado.

Quando obtenho o resultado?

O resultado do exame é verbalmente comunicado ao proprietário ou ao médico veterinário se for este a transportar o animal. Posteriormente o relatório é realizado e enviado no dia da realização do exame.

Quanto tempo demora o exame?

Em casos de uma TAC o tempo médio do exame incluindo o animal acordar da anestesia é 45 minutos. No caso de uma Ressonância Magnética a média do exame com o animal acordar da anestesia é 1 hora e 15 minutos.

to-topto-top